sexta-feira, janeiro 2

Eduardo Braga assume Ministério de Minas e Energia

Eduardo Braga durante discurso


Em seu discurso de posse o novo ministro de Minas e Energia Eduardo Braga agradeceu a confiança da presidenta Dilma Rousseff e destacou que deseja manter diálogo construtivo com os representantes do setor privado, em especial os investidores, com o propósito de construir um ambiente propício aos investimentos. “Precisamos valorizar cada vez mais a parceria entre o governo e os empresários”, disse o novo ministro.


Manoel Barretto cumprimenta o novo
ministro Eduardo Braga
Braga informou que está preparando diagnóstico do setor de energia e mineração, que pretende apresentar em 90 dias. De acordo com ele, o documento vai apontar soluções e metas. O ministro adiantou que pretende atualizar o Plano Nacional de Mineração e que, está atento às discussões sobre o marco regulatório da mineração em trâmite no Congresso Nacional. 

Braga disse também que será feito no primeiro semestre deste ano leilão para concessão de gasodutos e a 13º rodada de leilão de blocos de exploração de petróleo. O novo ministro falou ainda que uma de suas metas à frente da pasta é aumentar a produção de petróleo, energia, gás e etanol. “O diálogo é indispensável para superar desafios”, afirmou.

Despedida – Em seu discurso de despedida, o ex-ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, fez balanço de sua atuação à frente da pasta.  Ele agradeceu o apoio da presidenta Dilma Rousseff e do corpo técnico do ministério.  Lobão citou a CPRM em seu discurso, ressaltando a importância da instituição como “braço pesquisador”, que juntamente com o DNPM compõem os órgãos do governo no setor mineral brasileiro.

Ministro recebe cumprimentos de diretores da CPRM
Solenidade - A transmissão de cargo foi realizada nesta sexta-feira (2/1), em Brasília, e reuniu autoridades do governo e parlamentares, entre os presentes na cerimonia estavam o Presidente do Senado, Renan Calheiros; o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira; o líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha; o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; O ministro Eliseu Padilha da Secretaria de Aviação Civil, e do ministro Pepe Vargas, Secretária de Relações Institucionais da Presidência da República.

CPRM prestigia posse – dirigentes da CPRM prestigiaram a posse do novo ministro, o diretor-presidente, Manoel Barretto estava acompanhado dos diretores Roberto Ventura, Thales Sampaio, Eduardo Santa Helena, e da consultora jurídica da empresa, Ana Paula Leal.

Ana Paula Leal, Eduardo Braga,
 Manoel Barretto e esposa