segunda-feira, fevereiro 18

Municípios irão ganhar mapas de suscetibilidade



O chefe do DEGET, Cássio Roberto, diretor Thales Sampaio, 
e o chefe do DEHID, Frederico Peixinho

Técnicos e pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) começaram nesta segunda-feira (18/02), no escritório do Rio de Janeiro, treinamento que visa capacitar os profissionais na elaboração de cartas de suscetibilidade a deslizamentos e enchentes. Esse levantamento começará em março, em 286 municípios, com destaque para regiões que ganharam mapas de risco durante a visita de geólogos, geógrafos e engenheiros da instituição no ano passado.

Discurso do diretor de Hidrologia e Gestão 
Territorial, Thales Sampaio
O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio, participou da abertura do evento e ressaltou a satisfação com a conquista do ano passado. “Estou extremamente orgulhoso como geólogo e técnico da CPRM de ter visto a resposta dada pelo Governo Federal com as áreas de risco. Foi exigido muito sacrifício de todos nós”, disse. Ele ainda reforçou a importância e a responsabilidade que a empresa tem na execução desse novo trabalho. “Este ano, embora tenhamos todo esse crédito, precisamos fazer um esforço muito maior”, avaliou o diretor.

Sampaio informou que o mapeamento de áreas de risco feito no ano passado identificou cerca de 350 mil moradias, com mais de 1,5 milhão de pessoas vivendo nessas áreas. “As cartas são de extremo valor. Elas servirão para ajudar a salvar vidas”, disse o diretor, que anunciou ainda, que a CPRM está preparando um novo concurso púbico que será realizado no primeiro semestre deste ano.

Técnicos e pesquisadores da CPRM
O projeto das cartas de suscetibilidades será realizado pelo Departamento de Gestão Territorial (DEGET) em parceria com o Departamento de Hidrologia (DEHID), e coordenado pelo geólogo Cássio Roberto da Silva. Segundo o geólogo, o treinamento busca qualificar com excelência a equipe para atender a sociedade. “Queremos contribuir no programa do Governo Federal de diminuir o número de mortos e desabrigados que ocorre todo ano, isso também trará o reconhecimento da nossa instituição perante todos”, explicou.

Os mapas de suscetibilidades estão inseridos nas ações do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado. As ações do plano estão divididas em quatro eixos temáticos - prevenção, mapeamento, monitoramento e alerta e resposta a desastres, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.